segunda-feira, 20 de abril de 2009

3 Actividades: "Uma escritora na escola"



« Uma escritora na Escola »
"Cidadania e Poesia"

I - Escola EB 2, 3 Matilde Rosa Araújo, Cascais, S. Domingos de Rana, 21 Abril 2009



FEIRA: UNIVERSO DE CULTURAS - 20 a 24 Abril 2009
Organização: Sofia Monteiro.

II - Escola Secundária do Forte da Casa, Vila Franca de Xira, 19 de Maio de 2009

"Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.
(...) Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas, (...)"
Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, "Poema em Linha Recta"
Objectivos:

* Divulgar obras literárias e temáticas.
* Motivar para a leitura.
* Interiorizar regras de etiqueta.
* Conhecer a importância das regras para a cidadania e para a sociedade.
* Consciencializar para a importância de saber estar e de saber ser.
* Promover hábitos de leitura.
* Desenvolver o gosto estético.
* Reconhecer a declamação como forma de expressão artística.

Actividades Propostas:

* Feira do Livro.

* Palestra sobre etiqueta e regras de conduta social.

* Ateliê de boas maneiras à mesa.

* Declamação de poesia da autora e de Fernando Pessoa (só na Escola Matilde Rosa Araújo).


http://becresforte.blogspot.com/2009/04/maria-joao-s-menezes.html

Organização: Isabel Bártolo e Luísa Ferreirinho da Costa
Oficina do Português e da Filosofia 2008 / 2009 da Escola Secundária do Forte da Casa.

III - Casa Pia, CED D. Maria Pia, Xabregas, 20 de Maio de 2009

15H00 – “À Conversa com….” - Prof. e escritora Maria João Saraiva de Menezes. Tema: “Construir a Cidadania no Espaço Escola”.




4 comentários:

Anónimo disse...

Ola tudo bem ?
Sou Luciana Saraiva de Menezes, sou brasileira do Piaui, e fiquei curisa pelo nosso sobrenome , não conheço ninguém da familia do meu pai , bjs..
luc_saraiva@hotmail.com

Maria Saraiva de Menezes disse...

Oi, Luciana,
Só hoje vi sua mensagem.
Realmente, os Saraiva de Menezes são do Minho, Portugal, dos Arcos de Valdevez, uma vila fria no Inverno e muito quente no Verão, mas com o lindíssimo Rio Vez (que vc poderá ver nas fotos da 1ª mensagem do meu blogue).
Vc nasceu no Brasil? Sabe o nome do seu pai? Ele vive em Portugal ou partiu de Portugal para aí? Que engraçado, se calhar somos primas.
Abraço e até breve,
Maria

valéria disse...

Olá sou irmã da Luciana, ela está um pouco ocupada mas pediu que eu respondesse, meu nome é Valéria Saraiva de Menezes.

Meu pai nasceu no Piaui e veio para São Paulo, ele já faleceu mas me lembro que ele falava que tinha um primo português mas não sabemos muito sobre...
Eu gostaria muitissimo também de saber sobre nossas origens e amei a sua página... bjs valeryyya@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá Maria sou irmã da Luciana e meu nome é Valéria Saraiva de Menezes, ela está ocupada por isso pediu para que eu respondesse.
Meu Pai nasceu no Piaui e veio para São Paulo, o nome da Mãe dele era Maria Saraiva.
Ele sempre dizia que tinha um tio portugues mas acho que era Manoel.
Temos muita vontade em conhecer alguém da Família do meu Pai.
Eu e minhas irmãs nascemos no Brasil em SP

bjus adorei sua pagina.. valeryyya@hotmail.com