quarta-feira, 31 de março de 2010

O Pequeno Livro da ETIQUETA E BOM SENSO - LeYa - 12ª edição


Maria João Saraiva de Menezes
O Pequeno Livro da Etiqueta e Bom Senso
501 conselhos para você brilhar em qualquer ocasião.

Livros d'Hoje, LeYa, Lisboa, Março 2016.
12ª edição


Nesta nova edição, novo capítulo: Etiqueta na internet.

Eis um pequeno manual de ETIQUETA para o dia-a-dia, que constitui simultaneamente uma leve crítica aos parcos hábitos de civismo dos cidadãos, passando pelo comportamento ecológico, ao comportamento na estrada, sem esquecer as relações sociais, como estar à mesa ou saber receber uma pessoa.

Não se trata de um livro exaustivo sobre etiqueta, mas de um conjunto de conselhos práticos, exorcizando humoristicamente a mais básica falta de maneiras, incomportável em sociedade.

A autora dá pequenos cursos de etiqueta, em empresas e em escolas.

1º módulo: Saber estar, saber receber.
2º módulo: Ateliê de Boas Maneiras à Mesa.
3º módulo: Receber presentes; comportar-se em festas.
4ª módulo: Formas de tratamento; Consolidação das regras à mesa e gerais.


Também nas suas livrarias online:
http://www.livrosdhoje.pt/catalogo.html?q=o+pequeno+livro
http://www.wook.pt/

O Pequeno Livro da Etiqueta e Bom Senso já chegou ao BRASIL meu http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=30364284&sid=524212331141019267482870581 :

23 comentários:

Anónimo disse...

Exmª Senhora
Dra. Maria João de Menezes,

“O pequeno livro da etiqueta e bom senso” – aquele livrinho de bolso que toda a gente devia ler e, direi mais, guardá-lo no bolso.
Estando eu a comprar na BERTRAND um livro sobre a passagem da Monarquia para a República, mais propriamente a pagá-lo na caixa, vi esse livrinho numa caixinha juntamente com muitos iguais.
De facto, a qualidade e a beleza, seja do que for, nem sempre se assemelha ao tamanho. Como é que um livrinho tão pequenino, que cabe numa mão fechada, contém ensinamentos tão preciosos, ou, quanto mais não seja, é bom lembrá-los ou aprender que aprendemos bem.

Parabéns pelo livro, o qual quando se começa, tem de se devorar todo, pois é contado com uma graça inexprimível.
É um facto que tem de se ter e sentir apetência para sermos melhores e cada vez melhores.
Lidar com aqueles, os quais não têm vontade nem desejo para aprender e para a perfeição, é tarefa difícil da nossa vida, levam-nos, às vezes, a ser menos bons e menos felizes.

Sem a conhecer gosto de si e tenho muita curiosidade em ler os seus livros. É a minha apetência permanente para gostar das pessoas.

Parabéns e as maiores felicidades para si e toda a família (deve ter uns filhos adoráveis, imagino-os “o seu espelho”.

Com consideração.
Goretti Guerra

Maria Saraiva de Menezes disse...

Cara leitora Dª Goretti Guerra,

Obrigada pelas amabilíssimas palavras e pela sua sensibilidade. São os pequenos gestos que nos tornam grandes e estas suas palavras foram de uma imensa generosidade.
Um grande abraço,
Maria de Menezes

Anónimo disse...

Olá Maria,

Uma pequena nota só para dizer que achei este livrinho muito original e útil. Há sempre algo que nos pode 'escapar' e é sempre bom dar-lhe uma espreitadela para lembrar algo que esteja meio adormecido ... Trago-o na carteira, e até num semáforo se pode dar uma olhadela. Ontem fui à Fnac e lá estava o livrinho ...! Um beijo para todos. Maria

Anónimo disse...

Acabei neste preciso momento de ler o seguinte livro: O Pequeno Livro da Etiqueta e Bom Senso, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1ª edição, Junho 2001; 7ª edição, Abril 2010, Livros d’Hoje, LeYa.
Comprei-o ontem na Bertrand, por pura coincidência. Quando chegei a casa conhecei-o a ler e estava interesadíssima em terminar a leitura. Parabéns, por este "pequeno livro da etiqueta e bom senso", que fará muito bem a pessoas com muita faltinha de chá.

Maria Saraiva de Menezes disse...

Muito obrigada. Fico feliz por ir ao encontro dos interesses dos meus leitores.
Cumprimentos,
Maria Saraiva de Menezes

Anónimo disse...

Queira por favor aceitar os meus sinceros cumprimentos.

Antes quero informá-la que ontem dia 13/06/10, pude ler ocasionalmente um livrinho da autoria de V. Exa. sobre civismo, e foi excelente o conteudo nele espelhado.
Por este motivo despertou em mim algum interesse de obter este livro. Todavia, pela distância que nos separa, queria saber de V. parte a forma viavel de lhe fazer chegar o equivalente ao valor nele estampado (3,99) euros.

Sem mais,

G. J. C.

Maria Saraiva de Menezes disse...

Caro leitor,
Poderá adquirir o meu PEQUENO LIVRO DA ETIQUETA E BOM SENSO em qualquer livraria ou através de qualquer site de compra de livros. O site da livraria LEYA também o pode disponibilizar para qualquer país lusófono, uma vez que até tem delegações em Angola, Moçambique e Brasil, incluindo Portugal.
Obrigada pela atenção,
Maria de Menezes

Anónimo disse...

Cara Mª João Saraiva de Menezes,

Antes de mais permita-me cumprimentá-la.

O envio deste mail é meramente para dar nota de que li o seu "pequeno" livro sobre etiqueta e bom senso, o qual tem sido bastante útil lá em casa, em especial com as crianças.

Obrigado pelas dicas. É sempre bom relembrar.

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre Duarte

Maria Saraiva de Menezes disse...

Caro Alexandre Duarte,
Obrigada pelo seu mail. Permita-me apenas que lhe indique o meu ETIQUETA PARA CRIANÇAS, UM MANUAL PARA A CIDADANIA, da Plátano, um pequeno livro direccionado para as crianças e na sua linguagem própria. Por vezes, O Pequeno Livro da Etiqueta e Bom Senso não se adequa às crianças devido ao seu tom sarcástico e pelo facto de as crianças não destrinçarem totalmente afirmações irónicas. Este pequeno é mais para adultos e adolescentes.
Um abraço,
Maria de Menezes
http://educacaoliteraturaecultura.blogspot.com

Anónimo disse...

olá boa noite, sou a Rosália Abreu da Madeira, estou a escrever este email por queria pedir se tem mais algumas frases de boa educação "regras que temos de ter no dia-a-dia", tenho o livro que escreveu sobre "O pequeno livro da etiqueta e bom senso", eu keria frases que chama-se as pessoas atençao, de modo a choca-las com as atitudes que comentem, é que a minha Prova de Aptidao Profissional tem como tema Etiqueta e Boas Maneiras, e no meu power-point que irei apresentar queria por esse tipo de frases! no seu livro tem umas boas " Nao palite os dentes com o dedo minimo", mas se me pudesse ajudar com umas frases tipo essa era uma grande ajuda.


sem mais assunto de momento,

espero a sua resposta

Obrigado

Rosália Abreu

Maria Saraiva de Menezes disse...

Cara Rosália Abreu,
Obrigada pelo seu interesse no meu pequeno livro da Etiqueta e Bom Senso. Fico satisfeita por ter leitores na Madeira. Não sei se compreendi exactamente o que pretende, mas dar-lhe-ei algumas dicas do género da que destacou:
- Nao palite os dentes com o dedo minimo...

Anónimo disse...

Boa tarde,
Quero-lhe confessar que não gosto muito de ler e adorei ler o seu livro... vou querer ler mais dos seus pequenos livros.
Já fiz imensa publicidade, juro que me ri imenso porque realmente muitas das situações presentes eu já vi fazerem. Recomendo.

Obrigada,
Lili

Anónimo disse...

Exmª Senhora
Dr.ª Maria João Saraiva de Menezes
Felicito-a pelo “Pequeno Livro de Etiqueta” que acaba por se tornar num valioso instrumento para melhorar o convívio nesta sociedade cada vez menos “civilizada”, apesar de todos os progressos.
Cumprimentos cordiais.
Ana Maria Faria

Maria Saraiva de Menezes disse...

Cara Dª Ana Maria Faria,
Muito obrigada pelas suas palavras sinceras e estimulantes.
Um abraço,
Maria de Menezes
http://educacaoliteraturaecultura.blogspot.com

Anónimo disse...

Comprei e li hoje o livro mais pequeno da minha vida! Parabens.

zemedico

Anónimo disse...

Boa Tarde!!

Sra.Maria de Menezes,

Sou Jamilla e moro atualmente em Brasília-DF(Brasil), me interessei bastante pelo livro O PEQUENO LIVRO DE ETIQUETA E BOM SENSO. Observando no site onde possui vários comentários do livro, uma indicação de compras on-line que é localizada em PORTUGAL.

Bom, Procurei por várias livrarias e Brasília e não localizei este.

Gostaria de saber se no Brasil, existe alguma livraria que pudesse me indicar ou até mesmo um site on-line, que eu possa obter este livro.

Aguardo retorno.

Certo de sua compreensão,


Jamilla Teixeira Fernandes

Maria Saraiva de Menezes disse...

Oi, Jamilla,
Foi um prazer receber o seu e-mail. Este meu pequeno livro é comercializado nas livrarias on line de Portugal, mas penso que devem poder enviar para o Brasil, tal como a www.wook.pt ou www.mediabooks.pt ou o próprio site da editora Leya em Portugal. eu sei que eles têm uma delegação da editora aí no Brasil. O livro aqui custa apenas 3 euros e 99 e é muito pequeno. Por favor, tente entrar em contacto com a www.leya.pt ou www.leya.com
Um abraço,
Maria de Menezes
http://educacaoliteraturaecultura.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá,

Gostaríamos de a felicitar pela originalidade, acessibilidade e humor com que expôs os comportamentos que todos nós observamos diariamente e nos questionamos se estarão correctos ou não.

Obrigado

Cumps,
Ricardo e Diana
--
Ricardo Ferreira
http://ricasonline.com/pt/

Maria Saraiva de Menezes disse...

Caros Ricardo e Diana,
Obrigada pelas palavras de apreço e incentivo.
Aproveito para vos felicitar pelo vosso blogue: fascinante, muito interessante, divertido e apelativo. Subscrevi.
Um abraço,
Maria de Menezes

Anónimo disse...

Cara Maria de Menezes,
Felicito-a pelo seu livro. Li a 7ª edição. Conciso, leve, bem humurado e certeiro. Pratiquíssimo o formato. Parabéns!
Não me pareceu muito explícito: 1. quando se tem luvas, o homem retira a da direita para cumprimentar; a mulher não. 2. Quando entra uma senhora na sala, ou quando a cumprimenta, o homem levanta-se; a mulher não. 3. O homem deixa sempre entrar a mulher à frente numa porta, (mesmo que seja a mulher a dias); excepto se for num restaurante onde marcou mesa, ou se for para subir uma escada (fingindo que não lhe interessa ver-lhe as pernas... doce e suave antiguidade!).
Três pedidos para a próxima edição: 1. motive os seus leitores a não me chamarem Senhor José! Chamem-me, por esta ordem de prioridade, Sr. Cabral ou Sr. José Cabral; profissionalmente, Sr. Engenheiro ou Engº Cabral; se mais familiarizados e íntimos, Zé Paulo, que é o nome de guerra, ou então, Cabral ou, mesmo, só Saraiva. Claro que já reparou neste novo hábito surreal do Sr. José, Sr. António. Deixe-se o Sr Amílcar, Sr. Anselmo, para o merceeiro, o talhante, ou o jardineiro, se forem patrões; os empregados já são o Sr. Baptista. Subtilezas. 2. Em contraponto, inibam-se de chamar ao Presidente do Cascalheira Futebol Clube, Senhor Presidente. O mesmo ao Presidente do FCP, da junta de Freguesia ou, mesmo, da Câmara Municipal. Temos só UM presidente que é o da República (a quem também não se deve tratar por Senhor Aníbal.) 3. E, por favor, desmotive esta patetice da juventude chamar-nos Tio.
E como revela subtil sentido de humor dou mais uma sugestão: uma inversão repentina e inesperada das boas maneiras pode ter muita piada e afirmar-se elegante e de bom gosto, e enfatizar as boas maneiras.
Mais uma vez, parabéns pelo livro.
Desejo-lhe a melhor das sortes e boa vida.

Cumprimentos

José Paulo Saraiva Cabral

Maria Saraiva de Menezes disse...

Caro José Paulo Saraiva Cabral,
A sua mensagem foi das mais divertidas que tenho recebido. E concordo, sem dúvida quando diz que "uma inversão repentina e inesperada das boas maneiras pode ter muita piada e afirmar-se elegante e de bom gosto, e enfatizar as boas maneiras". No entanto, dispensaria a síntese de vocábulos foleiros a evitar em conversa social", por a considerar demasiado específica, logo, pouco subtil.
Mas vou, sem dúvida, considerar incluir na próxima edição o irritante "novo hábito surreal do Sr. José, Sr. António". Parece uma epidemia! Quando escrevi o livro, ainda não tinha começado essa praga de profunda ignorância ou revés socio-cultural.
Agradeço-lhe também a referência aos aspectos que não lhe pareceram muito explícitos. Apesar do tom ligeiro do livro, não quero que seja dúbio. Vou verificar e eventualmente rectificar, se for possível.
É muito agradável receber estímulos dos meus leitores. Desejo-lhe muitas felicidades.
Até sempre,
Maria de Menezes

Manuel Bernado Netto disse...

Exm Senhora
Dra. Maria João de Saraiva

Eu sou o Manuel Bernardo, gostei tanto deste teu livro. Vivo em Angola aonde é que posso obter este livro?

Maria Saraiva de Menezes disse...

Bom dia, Sr. Manuel Bernardo; obrigada pelo interesse no meu livro. Poderá adquiri-lo online em: http://www.leyaonline.com/pt/livros/auto-ajuda/o-pequeno-livro-da-etiqueta-e-bom-senso/

Obrigada e felicidades,

--
Maria Saraiva de Menezes
http://educacaoliteraturaecultura.blogspot.com

https://www.facebook.com/LivrosInfantoJuvenisHorasDoContoETeatro

https://www.facebook.com/pages/História-numa-garrafa