Maria Saraiva de Menezes é publicada pela Tecto de Nuvens com dois livros, um infantil, outro para adolescentes:
ANAMENTIROSA, Uma história para adolescentes
Este é um conto para adolescentes, porque parece que muitos escritores se esquecem deles na literatura. Resolvi dedicar-lhes uma história culta, como são ou querem tornar-se muitos adolescentes. Sabemos que há contos para adultos e muitas, muitas histórias para crianças. Mas os adolescentes não acreditam em histórias para criancinhas. Como em tudo, eles farão dela o que quiserem, pois não há história tão boa que não se possa comer. ANAMENTIROSA era uma menina tão bonita quanto mentirosa. À semelhança de Pinóquio, cujo nariz crescia ao ritmo das mentiras que proferia, o nome de Anamentirosa também crescia à medida que ela inventava mentiras e desculpas esfarrapadas para não assumir as suas responsabilidades. Assim, o seu nome transformou-se num comboio que seguia viagem com o peso da sua bagagem.
Esta podia ser uma história universal da mentira, porquanto se trata de uma interpretação das vias tortuosas que a mentira assume na sociedade humana. Alguma outra espécie será capaz de mentir? Talvez a camuflagem seja uma forma de mentira, artifício do animal que a exibe. Esta poderia ser uma história sobre um camaleão ou um bicho-pau. Mas quis a autora que fosse sobre a raça humana, personificada numa menina com nome de mentirosa e sobrenomes delirantes, transformada em crocodilo e convertida em personagem decorativa de … um BOLO. E assim, esta aventureira acabou por ser comida e engolida por entes de outra realidade.
Não leiam mais. É tudo mentira!
INÊS E A ÁRVORE AURORA
Este conto foi alvo de leitura encenada no Teatro Nacional Dª Maria II, em Lisboa, no Salão Nobre, a 21 Abril 2013, com a actriz Paula Mora, na rubrica Leituras Encenadas, juntamente com outro livro infantil do meu filho Vasco, ‘O Dia em que o Mundo Desapareceu’.
A paixão da autora pelas árvores levou-a a escrever um conto sobre esse património valioso do qual dependemos em absoluto. Serve de consciência para a prevenção dos incêndios e valorização da Natureza na vida humana.
Sinopse: Devíamos parar para pensar que sem árvores não conseguiríamos viver. Inês, a protagonista, preocupa-se com os incêndios e sente respeito e amor pela floresta. Com ela aprendemos que as árvores fornecem oxigénio para respirarmos, sombra, madeira, habitat de pássaros e insectos, flores, frutos e belas paisagens. Esta história é uma aventura que envolve e sensibiliza para a cidadania ambiental. No final do livro, há actividades lúdicas.
ENCOMENDAS no sítio da editora: ou nas redes sociais da autora (@Maria Saraiva de Menezes e @História numa Garrafa)
------
Encomende directamente à autora para receber autografado: mariademenezes@gmail.com
INÊS E A ÁRVORE AURORA
(Crianças: 5 aos 11 anos)
PVP: €6
Oferta de portes
ANAMENTIROSA
(Adolescentes: 13 aos 18 anos)
PVP: €5
Oferta de portes
Peça de Teatro VASCO DAS FORÇAS (m/6 anos) Estreia no dia 19 de Setembro 2010, às 16 horas (Domingo). Era uma vez... um menino chamado Vasco. Pequenote e franzino, era gozado no recreio pelos seus colegas mais altos e mais fortes, que lhe chamavam “trinca-espinhas”! Inspirado na coragem, valentia e boa disposição do seu trisavô, a quem chamavam Saraiva das Forças, muito respeitado na Coimbra dos Doutores, o menino Vasco, determinado a enfrentar os seus colegas mais altos e mais fortes, sem recurso à violência e sem andar à pancada, utilizou a sua inteligência e rapidez, de pensamento e acção, para sua própria defesa e para defesa dos mais fracos, passando a ser conhecido como Vasco das Forças. Uma mensagem muito positiva sobre um tema actual: o bullying e a violência escolar; uma abordagem simples e responsável, pensada para crianças, pais, professores e educadores. Produção: Companhia do Teatro Bocage, LISBOA. http://www.teatrobocage.com/ Baseado na Obra: “ Vas...
Comentários