quinta-feira, 21 de junho de 2012

Livro infantil O GAFANHOTO GAROTO NÃO PODE BRINCAR

Novo livro infantil: O GAFANHOTO GAROTO NÃO PODE BRINCAR 
de Maria Saraiva de Menezes, Editora Nova Delphi, Roma, Itália / Funchal, Madeira, Setembro 2012 (52 págs).

stress infantil e a importância de brincar são temas relevantes no dia-a-dia de todas as crianças. Na escola, é esperado corresponderem ao ritmo de trabalho que os vai preparar para a vida. No entanto, e não fugindo às responsabilidades, há que ter tempo para brincar e para correr em espaços abertos com os amigos. As crianças são mais felizes e aprendem melhor na escola quando têm tempo para serem crianças. 
Nesta história, o Gafanhoto Garoto não tinha tempo para brincar nem para saltar e estava a ficar infeliz e deprimido. Felizmente, os pais do gafanhoto compreenderam que brincar é tão importante como estudar e que deve haver tempo para ambas as coisas. Com a ajuda dos pais, o Gafanhoto Garoto passou a ser um bicho feliz e muito bom aluno na escola dos insectos do quintal florido!

“(...) — Mas o que é que o meu filho tem? — perguntou a mãe-gafanhoto.
— Olhe, só pensa em brincar, não quer trabalhar e anda sempre a voar! — resumiu a professora-pulga.
— Ai, meu Deus! — exclamaram os pais-gafanhotos, ao mesmo tempo.
— Pois é, têm de o levar ao psicólogo! —  rematou a professora-pulga. — E agora tenho de ir a correr porque moro do outro lado da ponte.
— Vamos levá-lo já hoje. Vou marcar consulta, imediatamente. — afirmou a mãe-gafanhoto, com o telemóvel iMosca na pata.(...)”

Faixa etária: 7 aos 10 anos.


«As histórias desenvolvidas nesta colecção são instrumentos facilitadores do percurso de auto-conhecimento que todas as crianças atravessam; são veículo de reflexão e desenvolvimento da consciência de si e dos outros, nomeadamente no que diz respeito às emoções, propondo que com cada história que integra esta colecção, os pais possam acompanhar os seus filhos no processo de reconhecimento e resposta em relação a uma situação-problema com a qual a criança é confrontada.»


«Colecção Emoções - As Joaninhas by Nova Delphi Editora:

«A Colecção Emoções é um projecto psicopedagógico desenvolvido para crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 8 anos, a partir da necessidade de encorajar situações de proximidade entre pais e filhos. Numa sociedade em que a velocidade é dona e senhora da vida de todos, o tempo que os pais dispõem para investir no relacionamento com os seus filhos é cada vez mais escasso, pelo que muitas das vezes as crianças tendem a sentir que crescem sozinhas e os pais culpabilizam-se por não conseguirem estar mais presentes nas vidas dos seus filhos.

Na Colecção Emoções, nada foi deixado ao acaso. A nossa principal preocupação vai no sentido de promover uma efectiva reciprocidade na relação pais/filhos, através de material didáctico desenvolvido por uma equipa constituída por especialistas da área das ciências da educação.»

AS ILUSTRAÇÕES:
As ilustrações dos livros, realizadas pelas escritoras e pedagogas Elisabetta Rossini e Elena Urso, resultam da experiência do estudo do desenho infantil e têm a particularidade de reproduzirem a realidade tal como as crianças a vêem - realismo descritivo - traço das crianças da faixa etária compreendida entre os 5 e os 8 anos.
Na concepção das ilustrações da Colecção Emoções, houve a preocupação de não as conceber de forma a que substituíssem o texto, mas sim que apenas o complementassem.
Neste âmbito, focalizaram o seu trabalho na análise e compreensão do desenho infantil e nos aspectos psicopedagógicos e funções terapêuticas das fábulas.

O texto original deste livro foi adaptado às normas do novo acordo ortográfico pelos serviços de revisão da Nova Delphi.

Link para catálogo online:

http://issuu.com/NovaDelphi/docs/cat_joaninhas_jul2012/


Comprar online com 10% de desconto:
http://www.novadelphi.com

Synopsis of the book for children: «THE GRASSHOPPER BOY WHO COULD NOT PLAY»

In this story, the  Grasshopper Boy had no time to play or to jump and was getting depressed and unhappy. Fortunately, the parents of the grasshopper understood that playing is as important as studying and there must be time for both. With the help from its parents, the Grasshopper Boy became happy animal and a very god student in the insects' bloomy schoolbackyard.


Age range: 7 to 10 years.


A APRESENTAÇÃO COM A AUTORA em ESCOLAS E BIBLIOTECAS com o livro O GAFANHOTO GAROTO NÃO PODE BRINCAR é realizada segundo marcação prévia, através do e-mail mariademenezes@gmail.com

A APRESENTAÇÃO DO LIVRO COM A AUTORA é oferta às escolas, bibliotecas ou colégios e realiza-se quando são adquiridos um mínimo de 10 livros por sessão (máximo de 3 turmas por sessão)(em Lisboa), ocorrendo UMA LEITURA ANIMADA COM FANTOCHES e no final da actividade uma sessão de autógrafos. (Na zona da Grande Lisboa, o número mínimo de originais adquiridos é 15. Para o resto do país, o número mínimo é 20, embora nem sempre seja possível a sua realização).

ANIMAÇÃO DE FESTAS DE ANIVERSÁRIO COM A AUTORA: LEITURA ANIMADA COM FANTOCHES
O pagamento da actividade traduz-se na aquisição de um mínimo de 10 livros para oferta às crianças (13,50 euros cada livro). Sessão de autógrafos.
(Animação com deslocação: 135 euros (Lisboa: aquisição de 10 livros) / 202,50 euros (Grande Lisboa: aquisição de 15 livros).

A HORA DO CONTO é articulada com a animação de pequenos fantoches ("dedoches") que representam as personagens da história. As crianças são convidadas a dar a sua opinião em certos momentos, algumas poderão ser elementos participantes na animação com os "dedoches".
Reportagem TVFestival Literário da Madeira: http://www.rtp.pt/play/p200/e112807/casa-das-artes

AGENDA:

(14 Horas do Conto com fantoches /14 locais)

14 - XVII edição da Feira do Livro, Biblioteca Odete e Carlos Gaspar, Samora Correia, Ribatejo.
        4 Dezembro 2015, 15h00.

13 - Casa Raphael Baldaya, Lisboa.
        30 Novembro 2014, 16h15.


12 - Leya na Barata, Av. Roma, Lisboa.
        23 Novembro 2014, 11h00.

11 - ACREDITAR, Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, Lisboa.
        5 Outubro 2013, 17h00.

10 - Biblioteca Municipal de Porto Santo, Madeira.
        23 Agosto 2013, 10h30.

9 - Biblioteca Municipal do Palácio Galveias, Lisboa.
        5 Julho 2013, 14h30. (82º aniversário).

8 - LIVRARIA GATAFUNHO, LISBOA.
     R. do Trombeta, Bairro Alto, Lisboa, Domingo, 7/7/2013, 11h00.

7 - ESCOLA BÁSICA DE MACHICO, MADEIRA, 14h30; 2 turmas: 1º e 2º anos, 4/4/2013.

6 - "Festivalinho", 3º Festival Literário da Madeira, Funchal, Colégio de Santa Teresinha, 11h, 360 alunos, 2/4/2013.

5 - Grande Hotel das Termas da Felgueira, Canas de Senhorim, Beira Alta, 17h30, 25/3/2013.

4 - Agrupamento Escolar de Arcos de Valdevez, Minho, 9h00: 4 turmas 2º ano, 15/03/2013.

3 -  EB de Sabadim, Arcos de Valdevez, Minho, 14h15: 2 turmas 2º ano, 14/03/2013.

2 - EB de Távora, Arcos de Valdevez, Minho, 11h00: 2 turmas 2º ano, 14/03/2013.

1 - ART IN CHIADO BAR, Lisboa, 16h, 1/12/2012.

1 comentário:

Maria Saraiva de Menezes disse...

Nova Delphi
1/12
Um dos lançamentos do dia. Parabéns à Maria Saraiva de Menezes pelo excelente trabalho.

MY BOOKS 2 (132 fotos)
Obrigada a todos os meu amigos, amigas e família que não deixaram de estar presentes no lançamento do meu novo livro infantil, no Chiado. Foi uma tarde cheia de alegria e calor humano. Beijinhos e até sempre.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1620244595733.87937.1524978111&type=3