Avançar para o conteúdo principal

Maria Saraiva de Menezes, Carta ao Pai, Gradiva, Lisboa, 2000

http://www.mulherportuguesa.com/content/view/3132/76/

Crítica literária ao meu livro:

Carta ao Pai: Um livro para ler e reflectir


Dedicado aos seus filhos, a escritora dá-nos a conhecer o mundo da solidão e silêncio pelo qual tantas crianças passam...
Maria Saraiva de Menezes escreveu este Carta ao Pai, num estilo claro e profundamente sentimentalista. Dedicado aos seus filhos, a escritora dá-nos a conhecer o mundo da solidão e silêncio pelo qual tantas crianças passam...
O livro é somente uma carta escrita por uma filha já adulta, casada e mãe, que decide exprimir por carta anos e anos de lágrimas e de angústias, passados na infância e adolescência, enquanto estava sob a tutela de seu pai.
Num total de 31 páginas, o livro é de fácil e rápida leitura, tanto para os amantes da escrita como para aqueles que se demonstram mais preguiçosos. Esta carta é a história de uma menina que desde muito cedo, se viu privada da companhia da mãe por motivos de separação e que retrata agora, os seus momentos de mágoa e dor.
Testemunho real ou não, a verdade é que esta poderia ser perfeitamente a história de tantas crianças, espalhadas por esse mundo fora. Ausente de amor, carinho ou de qualquer forma de diálogo, esta e outras crianças não conhecem o significado da palavra paz ou harmonia.
Esta carta singular pode traduzir-se por ser uma carta universal, de milhões de filhos para milhões de pais. Filhos que apenas conheceram o horrendo mundo do autoritarismo, e que nunca souberam o que era um abraço ou um simples beijo paternal.
Carta ao Pai deve ser um exemplo a não seguir, um desenrolar de pequenas histórias de castigos e de autoritarismo desumano, que não pode constituir-se como um seguimento de continuidade para nenhuma família. O silêncio é a única fonte de prazer, no qual os castigos são abafados pela carga emotiva das lágrimas, cuja única forma de consolo é a solidão.
Maria Saraiva de Menezes presenteia-nos com este livro extraordinariamente simples, mas incrivelmente intenso de solidão. O amor dos pais é mais importante para os filhos do que as refeições que eles deliciosamente saboreiam. Dê-lhes amor e ao ler este livro, saiba que ele contém tudo aquilo que um pai jamais deve representar para um filho.
Ver artigo com referência ao livro no blogue do projecto SER FAMÍLIA:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Peça de Teatro VASCO DAS FORÇAS - Teatro Bocage, Lisboa

Peça de Teatro VASCO DAS FORÇAS (m/6 anos) Estreia no dia 19 de Setembro 2010, às 16 horas (Domingo). Era uma vez... um menino chamado Vasco. Pequenote e franzino, era gozado no recreio pelos seus colegas mais altos e mais fortes, que lhe chamavam “trinca-espinhas”! Inspirado na coragem, valentia e boa disposição do seu trisavô, a quem chamavam Saraiva das Forças, muito respeitado na Coimbra dos Doutores, o menino Vasco, determinado a enfrentar os seus colegas mais altos e mais fortes, sem recurso à violência e sem andar à pancada, utilizou a sua inteligência e rapidez, de pensamento e acção, para sua própria defesa e para defesa dos mais fracos, passando a ser conhecido como Vasco das Forças. Uma mensagem muito positiva sobre um tema actual: o bullying e a violência escolar; uma abordagem simples e responsável, pensada para crianças, pais, professores e educadores. Produção: Companhia do Teatro Bocage, LISBOA. http://www.teatrobocage.com/ Baseado na Obra: “ Vas...

Livro infantil: "O MENINO NATAL E O PAI JESUS, Afinal, o que é o Natal?" - parte I

Maria João Saraiva de Menezes, O MENINO NATAL E O PAI JESUS, AFINAL, O QUE É O NATAL? , Editora Coisas de Ler, Lisboa, Novembro 2009. Eis este pequeno livro de Natal em forma de lengalenga, ilustrações de Carlota Menezes e com actividades para a criança realizar sobre os momentos importantes do Natal. Resultante da confusão que os mais pequenos fazem entre os diferentes contextos: Pai Natal, Menino Jesus e diversas opções familiares, este é um livro dos 2 aos 8 anos em que essa  confusão é deslindada, sem no entanto retirar a magia aos sonhos dos mais pequenos.  Encomendas online: http://www.coisasdeler. pt http://www.wook.pt PVP: 5,05 euros Marcação de HORA DO CONTO COM A AUTORA em escolas através deste blogue e do email: mariademenezes@gmail.com Alguns momentos de HORA DO CONTO COM A AUTORA: Colégio Infantil das Laranjeiras, Laranja e Meia, Lisboa, 10h30, 2 classes: 4 e 5 anos, 7/12/2009. Escola EB1 / JI de Alvalade, Lisboa, 11h, 2 classes da infan...
“História num copo d'água” de Maria Saraiva de Menezes Ler estas histórias não é tão simples como beber um copo d’água, pois nascem de uma complexidade emocional que se revela num contexto pleno de significado, humanizado e sensível, não obstante a ilusão do formato imediatista. Neste universo, lemos o ser humano por dentro, através das suas vivências e idiossincrasias, e acabamos mesmo a julgar já nos termos cruzado, na vida ou em sonhos, com estas personagens. Os micro-contos da 'História num copo d’água' nasceram do material genético da 'História numa Garrafa', o livro anterior da autora, premiada neste género literário.