Avançar para o conteúdo principal

Lançamento do livro infantil VASCO DAS FORÇAS nos ARCOS DE VALDEVEZ, XIX Feira do Livro, 26/7/2009

Com o apoio da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.










DISCURSO DE LANÇAMENTO
do livro infantil “VASCO DAS FORÇAS”
na Feira do Livro da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Minho,
26 Julho 2009, 16 horas

Este livro nasceu do cruzamento entre três temas: por um lado, a questão do bullying e da violência na Escola – que é uma realidade que todos devemos detectar e combater. Por outro lado, a inspiração na figura mitológica do meu bisavô “Saraiva das Forças”, ilustre advogado dos Arcos de Valdevez e lendário estudante da Coimbra dos doutores. E por último, as aventuras do meu filho Vasco, enquanto fiel depositário da herança genética do seu trisavô “Saraiva das Forças”. Foi este cruzamento de inspirações que geraram esta história para crianças – do 1º e 2º ciclos – cuja mensagem é usar a imaginação e o sentido de humor em detrimento da violência. Hoje e sempre, quando os meninos mais velhos usam a sua superioridade física para humilhar ou perseguir colegas mais novos e indefesos, é necessário trazer novas ideias que estimulem o diálogo e formas de contornar ou resolver situações de violência física ou psicológica que podem deixar na personalidade das vítimas, marcas indeléveis e traumatizantes.
Esta história sobre crianças da primária reflecte a história do meu bisavô na universidade de Coimbra nos idos anos de 1877 a 1886. O seu exemplo de irreverência e companheirismo, boémia e envolvimento nas causas sociais, deixou-nos a nós – seus sucessores – um exemplo de grandeza e dignidade que jamais esqueceremos. Por essa razão, lhe prestamos aqui, hoje - e sempre - esta homenagem.
Na minha infância, recordo as tardes na quinta de Valverde, quando ia ao solar brincar com a minha prima e o seu pai, Luís, nos contava as aventuras do “Saraiva das Forças”, enquanto pincelava as suas obras de arte. Eram momentos mágicos, histórias cheias de misticismo e maravilha! E porque a vida é uma cadeia de emoções que se transmitem de geração em geração, o livro “Vasco das Forças” exalta essa transmissão de valores e de histórias familiares que reforçam o sentido de pertença e de identidade com os familiares. O “Vasco das Forças” mostra como o diálogo entre pais e filhos é fundamental para a construção do património afectivo, chamemos-lhe assim, cimentado nos grandes e nos pequenos feitos dos nossos antepassados, nossos heróis.
O “Vasco das Forças” é, assim, um reencontro de gerações, mas sobretudo, um exemplo de dignidade e de cidadania que fará de cada criança, um cidadão melhor formado e mais responsável. O objectivo último desta formação do indivíduo é a FELICIDADE.


Maria Saraiva de Menezes

Comentários

Anónimo disse…
Maria, mais uma estreia... . Mas eu gosto mesmo de a ver, ESTá tão gira...
Isto ESTá a melhorar de ano para ano!

Muitos beijinhos

Susana M.
Anónimo disse…
Parabéns, Maria, por mais esta etapa, com o sabor do regresso às origens.


Cinco beijos,

Ana U.
Anónimo disse…
Muitos Parabéns, amiga!! Talento, beleza e dignidade são uma combinação explosiva, que te assenta tão bem!!!!!!!!!!!!!!!

Beijinhos

Boas Férias

Leonilde
Anónimo disse…
Exma Senhora
Dr.ª Maria de Menezes ;

Vimos desde já agradecer o seu email com as fotos do Lançamento do Livro Vasco das Forças ...os nossos Parabéns !

Bem haja !
Atentamente
Claudia Pereira
Ajuda de Berço
Anónimo disse…
MEUS PARABÉNS, ESCRITORA!!!

PRIMA MARIA, MEUS PARABÉNS!!!!
QUE SUA DEDICAÇÃO AOS LEITORES SEJA RECONHECIDA NO MUNDO!
BJOS DA PRIMA
Aparecida
Anónimo disse…
PRIMA MARIA, PRA VC UMA SIMPLES HOMENAGEM DO DIA DO ESCRITOR.
AQUI NO BRASIL DIA 25 DE JULHO É O DIA DO ESCRITOR, FIQUEI SABENDO SOMENTE HOJE.
PRIMA, NÃO TENHO PALAVRAS PRA DIZER O QUANTO TENHO ORGULHO DE VC SER ESSA GRANDE ESCRITORA QUE DEVAGARINHO ESTÁ ALCANÇANDO SEU ESPAÇO NESSE MUNDO, QUE VC TENHA MUITO SUCESSO EM SUA VIDA DE ESCRITORA. PARABÉNS!!!! BEIJOS!!!!!
C.
Anónimo disse…
Thank you so much Maria! Congratulations on your fantastic work.

Hope that everyone is well and enjoying summer.

Please give my love to all.

Mimi
xoxox
Anónimo disse…
Obrigada Maria.

E obrigada também pelos links e informação sobre os teus livros. Parabéns e continua assim!!!

Beijinhos,



**Rita**
www.marilynparasempre.com
Anónimo disse…
Olá,

Estás o máximo. Um gd beijinho.

Temos que nos encontrar.

Jinhos,
Isabel
Anónimo disse…
Querida Maria,

Muitissimos PARABENS por mais um trabalho lançado! Nao so por este ultimo e que todo o teu blogue esta interessantissimo!

Um abraco enorme,
Zarinho
Anónimo disse…
Parabéns e votos de muito sucesso na escrita.

Beijinhos,

Deolinda e Guilherme
Gradiva
real republica disse…
Yes!...

"Só, incessante,um som deflauta chora..."
real republica disse…
"Ai, flores ,ai, flores deverde pino"...

bem-haja!
Penélope disse…
Maria, não conheço totalmente o conteúdo do seu livro, mas suas ideias vêm, todas, de encontro com o meu pensar sobre o assunto.
Parabéns! Aqui não há nas livrarias, ainda, já procurei, mas quando aparecer irei adquirir.
Parabéns pelo trabalho.
Abraços

Mensagens populares deste blogue

Livro infantil O GAFANHOTO GAROTO NÃO PODE BRINCAR

Novo livro infantil: O GAFANHOTO GAROTO NÃO PODE BRINCAR  de Maria Saraiva de Menezes, Editora Nova Delphi, Roma, Itália / Funchal, Madeira, Setembro 2012 (52 págs). O  stress  infantil e a importância de brincar são temas relevantes no dia-a-dia de todas as crianças. Na escola, é esperado corresponderem ao ritmo de trabalho que os vai preparar para a vida. No entanto, e não fugindo às responsabilidades, há que ter tempo para brincar e para correr em espaços abertos com os amigos. As crianças são mais felizes e aprendem melhor na escola quando têm tempo para serem crianças.  Nesta história, o Gafanhoto Garoto não tinha tempo para brincar nem para saltar e estava a ficar  infeliz e d eprimido. Felizmente, os pais do gafanhoto compreenderam que brincar é tão importante como estudar e que deve haver tempo para ambas as coisas. Com a ajuda dos pais, o Gafanhoto Garoto passou a ser um bicho feliz e muito bom aluno na escola dos insectos do quintal florido! “(...) — M

Publicação de 4 eBooks Kindle na Amazon

A autora Maria Saraiva de Menezes disponibilizou 4 títiulos antigos em eBook: A MÃE GALINHA: Pensamentos Da depressão pós-parto à depressão pós-nora. Estes são apenas dois difíceis momentos da vida de qualquer mãe galinha que vive em função do seu rebento. Parece que foi ontem que aquele ser pequenino veio ao mundo e hoje já me transformou na espécie mais obnóxia à face da terra: numa sogra! Inicialmente, este livro foi publicado pela Plátano Editora, em 2004, com o título 'O Pequeno Livro da Mãe Galinha'. Esta edição revista e melhorada está apenas disponível em eBook Kindle, agora intitulado 'A Mãe Galinha, Pensamentos'. 30 Conselhos para Educar o seu Filho Assistimos, hoje, à falência de muitas teorias sobre educação infantil. A falta de tempo e o cansaço ao fim do dia também nos levam a demitirmo-nos de pensar num plano coerente para que os nossos filhos não estejam sempre a repetir aquela asneira ou para motivá-los para áreas mais abonatórias do que chegar a

Miguel e o Avião de Papel ✈️

Miguel e o Avião de Papel ✈️ (Novo livro Infanto-juvenil: (8-12 anos)da autora Maria Saraiva de Menezes Uma história para abraçar emoções fortes Quando a mudança de país, de língua, de cultura e de escola parecem um problema, Miguel e a família transformam-no num desafio e numa aventura. Mudar radicalmente de vida pode ser doloroso mas traz muitas surpresas agradáveis. O importante é contar com a ajuda de todos e fortalecer-se emocionalmente. Após um passo grande chega-se a uma meta transformadora. Esta é uma história de superação. Ilustração: Ana Catarina Pão Trigo PVP €8 Pré-venda até 1 Abril 2022. Encomende atravé das redes sociais ou mariademenezes@gmail.com por €6 e receba autografado pela autora. Oferta de portes para Portugal. Entrevista Maria Saraiva de Menezes “MIGUEL E O AVIÃO DE PAPEL” Abril 2022 Fale-nos um pouco sobre o seu livro. ‘Miguel e o Avião de Papel’ é um conto é infanto-juvenil e encerra um enredo intenso. Leva os leitores à experiência da estranhe