terça-feira, 1 de junho de 2010

Livro MÃE, O QUE É DEUS? (9-16 ANOS)



O Festivalinho Literário Infantil, evento no âmbito do Festival Literário da Madeira promovido pela Editora Nova Delphi, teve, a 17/3/2014, como ponto alto, o lançamento nacional do livro 'Mãe, o Que é Deus?' da autoria de Maria Saraiva Menezes. O livro, com ilustrações da madeirense Luísa Spínola, foi apresentado às 17h30, no Teatro Municipal Baltazar Dias, numa sessão que contou com a presença da autora e da jornalista Marta Caires.

SINOPSE: «— O que é a Filosofia, mamã? — perguntou o Vasquinho, de pernas para o ar, já na cama dos pais, onde acabavam todas as conversas do jantar.

— É o amor à sabedoria. É querer aprender muito, mais e mais todos os dias, ler e conversar com pessoas vividas, isto é, pessoas que estão no caminho do saber sobre a vida. E a vida pode levar-nos a Deus ou à Verdade de todas as coisas.
— Mas — disse o Bernardo — se Sócrates dizia: Só sei que nada sei, então como é que ele sabia alguma coisa?
— Excelente pergunta. Eu estou espantada como vocês já vão tão longe no caminho da Filosofia…
— Mas, mãe — interrompeu a Inês — isso nem chega a ser nada. É uma frase quase vazia.
— Bem observado, Inês — aplaudiu a mãe — mas só aparentemente. Vamos analisar esta frase de outro ângulo …»

SINOPSE:
Este livro de Filosofia para crianças e adolescentes baseia-se num diálogo entre mãe e seus três filhos, em torno das várias formas de chegar ao conhecimento de Deus, quer pelas vias da Filosofia, da Ciência ou da Religião. Não pretende dar respostas lineares nem oferecer receitas para o pensamento, mas preparar os espíritos para a curiosidade, para a prática da Filosofia, para o conhecimento da Ciência e para as particularidades da Religião. O guião partiu de um diálogo verdadeiro com os filhos da autora, sendo por isso, de fácil compreensão, pois parte da curiosidade e interrogação das crianças e adolescentes acerca desta grande questão. O livro integra, no final, um vocabulário filosófico para melhor compreensão dos temas abordados.

Idade recomendada: 9 – 16 anos.

Marcação para visita da autora a escolas no continente: mariademenezes@gmail.com
Marcação para visita da ilustradora a escolas na Madeira: luisaspinola@gmail.com 


ACTIVIDADES REALIZADAS COM O LIVRO:
1 - Lançamento nacional no Festivalinho, Festival Literário da Madeira, 18/3/2014, Teatro Municipal Baltazar Dias, Funchal, Madeira (com a presença da ilustradora Luísa Spínola e da jornalista Marta Caires).
2 - Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, S. Vicente, Madeira, 18/3/2014, 10h00 (1 sessão, 3 turmas 5º ano).
3 - Junta de Freguesia de Machico, Madeira, 20/3/2014, 18h00.
4 - Atelier Gatafunhos, Funchal, Madeira, 22/3/2014, 11h00, com a presença da ilustradora Luísa Spínola.
5 - Atelier Gatafunhos, Funchal, Madeira, 8/4/2014, 17h00, com a presença da ilustradora Luísa Spínola.

Sem comentários: