Avançar para o conteúdo principal

Livro MÃE, O QUE É DEUS? (9-16 ANOS)



O Festivalinho Literário Infantil, evento no âmbito do Festival Literário da Madeira promovido pela Editora Nova Delphi, teve, a 17/3/2014, como ponto alto, o lançamento nacional do livro 'Mãe, o Que é Deus?' da autoria de Maria Saraiva Menezes. O livro, com ilustrações da madeirense Luísa Spínola, foi apresentado às 17h30, no Teatro Municipal Baltazar Dias, numa sessão que contou com a presença da autora e da jornalista Marta Caires.

SINOPSE: «— O que é a Filosofia, mamã? — perguntou o Vasquinho, de pernas para o ar, já na cama dos pais, onde acabavam todas as conversas do jantar.

— É o amor à sabedoria. É querer aprender muito, mais e mais todos os dias, ler e conversar com pessoas vividas, isto é, pessoas que estão no caminho do saber sobre a vida. E a vida pode levar-nos a Deus ou à Verdade de todas as coisas.
— Mas — disse o Bernardo — se Sócrates dizia: Só sei que nada sei, então como é que ele sabia alguma coisa?
— Excelente pergunta. Eu estou espantada como vocês já vão tão longe no caminho da Filosofia…
— Mas, mãe — interrompeu a Inês — isso nem chega a ser nada. É uma frase quase vazia.
— Bem observado, Inês — aplaudiu a mãe — mas só aparentemente. Vamos analisar esta frase de outro ângulo …»

SINOPSE:
Este livro de Filosofia para crianças e adolescentes baseia-se num diálogo entre mãe e seus três filhos, em torno das várias formas de chegar ao conhecimento de Deus, quer pelas vias da Filosofia, da Ciência ou da Religião. Não pretende dar respostas lineares nem oferecer receitas para o pensamento, mas preparar os espíritos para a curiosidade, para a prática da Filosofia, para o conhecimento da Ciência e para as particularidades da Religião. O guião partiu de um diálogo verdadeiro com os filhos da autora, sendo por isso, de fácil compreensão, pois parte da curiosidade e interrogação das crianças e adolescentes acerca desta grande questão. O livro integra, no final, um vocabulário filosófico para melhor compreensão dos temas abordados.

Idade recomendada: 9 – 16 anos.

Encomendas online: http://www.wook.pt/ ou pedir directamente à autora, autografado: mariademenezes@gmail.com. Oferta de portes de envio.


ACTIVIDADES REALIZADAS COM O LIVRO:
1 - Lançamento nacional no Festivalinho, Festival Literário da Madeira, 18/3/2014, Teatro Municipal Baltazar Dias, Funchal, Madeira (com a presença da ilustradora Luísa Spínola e da jornalista Marta Caires).
2 - Escola Básica e Secundária D. Lucinda Andrade, S. Vicente, Madeira, 18/3/2014, 10h00 (1 sessão, 3 turmas 5º ano).
3 - Junta de Freguesia de Machico, Madeira, 20/3/2014, 18h00.
4 - Atelier Gatafunhos, Funchal, Madeira, 22/3/2014, 11h00, com a presença da ilustradora Luísa Spínola.
5 - Atelier Gatafunhos, Funchal, Madeira, 8/4/2014, 17h00, com a presença da ilustradora Luísa Spínola.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Livro infantil O GAFANHOTO GAROTO NÃO PODE BRINCAR

Novo livro infantil: O GAFANHOTO GAROTO NÃO PODE BRINCAR  de Maria Saraiva de Menezes, Editora Nova Delphi, Roma, Itália / Funchal, Madeira, Setembro 2012 (52 págs). O  stress  infantil e a importância de brincar são temas relevantes no dia-a-dia de todas as crianças. Na escola, é esperado corresponderem ao ritmo de trabalho que os vai preparar para a vida. No entanto, e não fugindo às responsabilidades, há que ter tempo para brincar e para correr em espaços abertos com os amigos. As crianças são mais felizes e aprendem melhor na escola quando têm tempo para serem crianças.  Nesta história, o Gafanhoto Garoto não tinha tempo para brincar nem para saltar e estava a ficar  infeliz e d eprimido. Felizmente, os pais do gafanhoto compreenderam que brincar é tão importante como estudar e que deve haver tempo para ambas as coisas. Com a ajuda dos pais, o Gafanhoto Garoto passou a ser um bicho feliz e muito bom aluno na escola dos insectos do quintal florido! “(...) — M

Miguel e o Avião de Papel ✈️

Miguel e o Avião de Papel ✈️ (Novo livro Infanto-juvenil: (8-12 anos)da autora Maria Saraiva de Menezes Uma história para abraçar emoções fortes Quando a mudança de país, de língua, de cultura e de escola parecem um problema, Miguel e a família transformam-no num desafio e numa aventura. Mudar radicalmente de vida pode ser doloroso mas traz muitas surpresas agradáveis. O importante é contar com a ajuda de todos e fortalecer-se emocionalmente. Após um passo grande chega-se a uma meta transformadora. Esta é uma história de superação. Ilustração: Ana Catarina Pão Trigo PVP €8 Pré-venda até 1 Abril 2022. Encomende atravé das redes sociais ou mariademenezes@gmail.com por €6 e receba autografado pela autora. Oferta de portes para Portugal. Entrevista Maria Saraiva de Menezes “MIGUEL E O AVIÃO DE PAPEL” Abril 2022 Fale-nos um pouco sobre o seu livro. ‘Miguel e o Avião de Papel’ é um conto é infanto-juvenil e encerra um enredo intenso. Leva os leitores à experiência da estranhe

HORA DO CONTO COM A AUTORA: "VASCO DAS FORÇAS, O Bullying e a Violência escolar - parte III

AGENDA: (22 locais de apresentação / 36 acções pedagógicas) 22 -Escola EB1 Almeida Garrett, Linda-a-Velha, Estremadura, 2 sessões, 4 turmas do 1º, 2º e 3º anos, 9h30 às 12h00, 27/5/2010. 21 - Feira do Livro do Agrupamento de Escolas Pêro de Alenquer, Ribatejo, Centro Escolar das Paredes, 2 sessões: 9 turmas da infantil e 7 turmas da primária, 9h30 às 12 h30, 26/5/2010. 20 - Escola EB1 Sofia de Carvalho, Algés, Estremadura, 2 sessões, 4 turmas do 3º ano e 3 turmas do 4º ano, 9h30 às 12 h30, 4/5/ 2010. 19 - Escola EB 1 de Arcos de Valdevez e Biblioteca Municipal, Minho, Escola: 3 sessões, 9 turmas 3º e 4º anos, 9h às 15h30, 23/4/2010 e Espaço infantil na Casa das Artes: 15h, 24/4/2010. 18 - Escola EB1 O Leão de Arroios - Agrupamento de Escolas Luís de Camões, Lisboa, 2 sessões, 4 turmas 4º ano, 9h30 às 11h30, 21/4/2010. 17 - Grande Hotel da Felgueira, Caldas da Felgueira, Canas de Senhorim, Beira Alta, 2 sessões: 18h às 18h30, 4/4/2010, 15h00 às 1